Desmatamento na Amazônia

O desrespeito e a depredação da natureza provocam consequências desastrosas.

Na Europa, EUA e em várias partes do mundo, florestas foram devastadas em nome do próprio progresso, para dar lugar a plantações, pastos, cidades, indústrias, usinas, estradas, etc.

O Brasil é campeão absoluto em BIODIVERSIDADE terrestre do mundo.Quatro dos biomas mais ricos do planeta estão no Brasil: Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pantanal.No mundo inteiro, cerca de 13 milhões de hectares de florestas são perdidos todos os anos, principalmente na América do Sul e África. O Brasil foi o país onde mais se devastaram florestas entre 2000 e 2005.O Brasil é campeão absoluto em BIODIVERSIDADE terrestre

A Amazônia :
– É a maior floresta tropical do planeta. 
– Estende-se por uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul.
– 63% no Brasil e o restante estão distribuídos no Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.
– Abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte do Maranhão. – A Amazônia Legal correspondente a cerca de 61% do território brasileiro (5.217.423 km2).
– Guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo.O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água.
– Megabiodiversidade : é rica em espécies vegetais e animais. 
– A floresta absorve carbono diminuindo as consequências das mudanças climáticas globais.
– Enorme potencial de plantas a serem descobertas para uso farmacêutico, cosmético, químico, alimentar, etc.

Ameaças : grilagem (posse ilegal de terras mediante documentos falsos), desmatamentos, queimadas, madeireiras predatórias, expansão da fronteira pecuária e agrícola (soja principalmente no Mato Grosso), fiscalização insuficiente, impunidade, caça e pesca sem controle, contrabando de animais.

A Amazônia apresenta uma grande variedade de ecossistemas, dentre os quais se destacam: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados.

Em 2004, o setor madeireiro extraiu o equivalente a 6,2 milhões de árvores.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2007), 75% da área desmatada na Amazônia é ocupada pela pecuária.O Inpe divulgou em agosto de 2008, os números do desmatamento na Amazônia Legal, entre agosto de 2006 e agosto de 2007. A área desmatada foi de 11.532 quilômetros quadrados, 18% por cento a menos do que o registrado nesse mesmo período, entre 2005 e 2006.

A floresta já perdeu quase 20% do seu tamanho original – 700 mil quilômetros quadrados foram derrubados.

Opinião do aluno: Mohammad Taan Soueid 

Conclusão:Para mim o desmatamento está ficando cada dia mais comum.A Amazônia é considerada o pulmão do mundo,e não é apenas responsabilidade do Brasil de protegê-la ,mas sim de todos.Infelizmente uma das coisas que influencia no desmatamento da Amazônia é a ambição das pessoas por dinheiro e também a falta de fiscalização(poucos fiscais).A contratação de mais fiscais geraria novos empregos e diminuiria o desmatamento.

 

Fonte : http://www.natureba.com.br/desmatamento.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: