Zona Franca de Manaus

A Zona Franca de Manaus foi criada em 1957 com o objetivo de desenvolver a Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), que se encontrava estagnada desde o fim do ciclo da borracha, nos anos 20. As empresas instaladas na região da Zona Franca têm benefícios fiscais e sua produção abastece o mercado interno e o externo.

A Zona Franca de Manaus envolve também projetos agropecuários e comercias, mas são as iniciativas na área industrial que lhe dão a principal sustentação. As primeiras fábricas começaram a se instalar no Pólo Industrial de Manaus em 1972 e o crescimento da atividade econômica foi grande durante toda a década de 1980, período em que a política industrial tinha como uma de suas bases a manutenção das fronteiras fechadas a importados.

Com a abertura da economia nos anos 90, o modelo da Zona Franca de Manaus teve de ser reformulado. Houve uma nova redução nas restrições à importação e uma tentativa de descentralização, com a criação de áreas de livre-comércio.  A Constituição Federal de 1988 previa a manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus até 2013, mas a Emenda Constitucional nº42, de 19 de dezembro de 2003, estabeleceu sua prorrogação até 2023.

Após um período de retração, provocado pelas crises econômica e energética, a Zona Franca de Manaus voltou a ter significativo nos últimos anos, colaborando com o desenvolvimento do Amazonas. Atualmente o Pólo Industrial de Manaus reúne cerca de 450 indústrias e responde por 103 mil empregos diretos. O faturamento em 2006 ficou na casa dos de 23 bilhões de dólares.

Fonte:Atlas, National Geographic, 2008 Edição brasileira, volume 2, página 52.

Aluno:Dalton Augusto

 

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: